ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Jaguar Land Rover avança no hidrogénio
15/06/2021 15:13

A Jaguar Land Rover está a desenvolver um protótipo de veículo elétrico com pilha de combustível de hidrogénio para o novo Land Rover Defender e tem previsto começar a fase de testes já este ano.

Segundo a marca, este protótipo constitui mais um passo na trajetória da Jaguar Land Rover para reduzir a zero as emissões de escape dos seus veículos até 2036 e atingir a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de fornecedores, nos seus produtos e nas suas operações antes de 2039. 

Os veículos elétricos com pilha de combustível geram eletricidade a partir do hidrogénio para impulsionar um motor elétrico e, em conjunto com os veículos elétricos com bateria, aproximam a empresa um pouco mais do seu objetivo de conseguir uma frota sem emissões.

Estes veículos caracterizam-se por uma alta densidade energética e carregamento rápido, bem como uma perda mínima de autonomia em temperaturas baixas. Por isso, considera a Jaguar Land Rover, é a tecnologia ideal para os veículos de maior dimensão e maior autonomia ou para os que são utilizados em climas quentes ou frios.

Desde 2018, a quantidade global deste tipo de veículos nas estradas quase duplicou, e os postos de abastecimento de hidrogénio aumentaram em mais de 20%, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia (ASIE). Para o futuro, o Conselho do Hidrogénio estima que em 2030 poderão atingir 10 milhões, acompanhados por 10.000 postos de abastecimento em todo o mundo.

O projeto de engenharia avançada da Jaguar Land Rover, conhecido como Projeto Zeus, é parcialmente financiado pelo Advanced Propulsion Centre, que, por sua vez, conta com fundos públicos. O projeto irá permitir à equipa de engenharia compreender como otimizar um motor de hidrogénio para disponibilizar o desempenho e a potência esperados pelos clientes, tanto no que respeita à autonomia e ao carregamento, como às possibilidades de reboque e às suas capacidades todo-o-terreno. 

O protótipo do Novo Defender elétrico com pilha de combustível de hidrogénio sem emissões de escape irá começar a sua fase de testes no final de 2021 no Reino Unido, com o objetivo de verificar as suas principais características, como a sua capacidade todo-o-terreno e o seu consumo de combustível.

Desemprego registado volta a subir em março para 324.616 pessoas
19/04/2024 18:14

Governo aprovou novo Código de Conduta para o Executivo
19/04/2024 17:33

Apple obrigada a retirar WhatsApp e Threads da App Store chinesa
19/04/2024 16:54

Pesos pesados deixam bolsa de Lisboa no vermelho
19/04/2024 16:48

Oposição critica redução do IRS anunciada pelo Governo
19/04/2024 15:38

Medidas IRS da AD valem 3.000 milhões até 2028, mas não garantem mais mexidas nas taxas
19/04/2024 15:33

Presidente angolano aprova salário suplementar para funcionários públicos
19/04/2024 14:51

Pedro Nuno critica "ganhos residuais" de alívio fiscal que beneficia melhores rendimentos
19/04/2024 14:11

Miguel Albuquerque diz que queda do Governo do PS foi uma "situação bizarra"
19/04/2024 13:52

Governo aprova reposição da publicitação obrigatória de fundos europeus nos jornais
19/04/2024 13:40

Paula Amorim: ?Adoraria que em 20 anos o mundo me visse como a nova Marta Ortega?
19/04/2024 13:33

Diretor financeiro da Mota-Engil investe 11 mil euros para comprar 2.500 ações da construtora
19/04/2024 11:40

Gil Azevedo é o convidado de Inovcast
19/04/2024 11:33

Taxa de juro implícita no crédito à habitação volta a descer
19/04/2024 11:24

Sítios potencialmente contaminados com químicos na UE duplicam em oito anos
19/04/2024 10:45

Governante saiu da CP para entidade pública com indemnização de 80 mil euros
19/04/2024 09:18

Israel já terá respondido ao ataque do Irão
19/04/2024 08:23

Lisboa cede com Mota-Engil e BCP a comandarem quedas
19/04/2024 08:18

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá
19/04/2024 07:56

5 coisas que precisa de saber para começar o dia
19/04/2024 07:30

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco