ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Uma marca que nasceu para o mundo
04/11/2024 15:26

Em 2008, Adriano Ribeiro, de 64 anos, fundou a empresa 100Mistérios e lançou a marca de conservas José Gourmet, de olhos postos no mercado global. Piloto da Força Aérea, formou-se para o cargo de general, onde teve disciplinas técnicas, assim como de recursos humanos, contabilidade e gestão de pessoas. É o convidado das Conversas de Inspiração, integradas no Prémio Portugal Inspirador, uma iniciativa do Negócios, Correio da Manhã e CMTV, com o apoio do Banco Santander e dos knowledge partners Informa DB, Accenture e Nova SBE.




Saiu da Força Aérea e tornou-se piloto civil voando pela Air Macau, onde germinou a sua ideia de negócio. "Em Macau fez-me confusão como havia produtos italianos, franceses, e não havia os produtos portugueses", recorda Adriano Ribeiro.

Nestas suas reflexões ficou a conhecer os vários negócios, baseados em produtos portugueses, que singravam nas mãos de estrangeiros. Como o Nando’s, que foi criado em 1987 por Fernando Duarte e Robert Brozin, que tem sido o estratega, o vinho do Porto surgiu por causa ingleses, e o pastel de nata, começou a ser conhecido internacionalmente, porque Andrew Stow, no final dos anos 80, abriu uma pequena pastelaria em Coloane para vender pastéis de nata.

Adriano Ribeiro nunca tivera um negócio, tardou seis anos a sete "entre a vontade, criar alguns meios para o fazer, definir a estratégia, e, depois, criar o José Gourmet", revela. A sua ambição era criar uma marca para vender no mundo, porque faltam marcas a Portugal.

Trading com marca

O negócio começou por ser uma trading com marca própria. "Inicialmente, a estratégia foi pegar em produtos e vesti-los bem", disse Adriano Ribeiro. Selecionava uma referência de sardinhas ótima, colocava o packaging e vendia a preços bons.

Depois, quis fazer os melhores produtos possíveis do mundo. "Não quero saber quanto custa, vou à procura dos clientes que estejam dispostos a pagar", aduz Adriano Ribeiro.  Foi sempre vocacionada para criar valor numa indústria tradicional, como as conservas, tanto as de peixe, como as de carne e de doces, que vão lançar agora.

Há cerca de quarto anos construiu uma fábrica de conservas em Matosinhos para se poder diferenciar e inovar enquanto trading com marca própria, "porque não posso poderia fazer experimentações em outras fábricas. Mantivemos a preocupação do packaging, mas passámos a inovar também em termos de produto", explica Adriano Ribeiro.

A fábrica é como um laboratório e como incubadora, o que permite "experimentar até ao teste de mercado. Se temos clientes para isso e o que andamos sempre à procura é de alavancar estes negócios", refere Adriano Ribeiro.

"Trouxemos para esta indústria tradicional, com uma tecnologia que tem 180 anos, o efeito Masterchef, a cozinha de fusão, os paladares do mundo numa lata ou num saco. Esta tecnologia é a mais amigável do ambiente, do ponto de vista da energia, e do desperdício, de economia circular e da sustentabilidade e melhor maneira de conservar os alimentos", afirma Adriano Cardoso.

A importância da inovação

A inovação muito dificilmente é patenteável numa indústria tradicional, mas ajuda a procurar muitos nichos, segmentos e ideias novos. "Somos uma das três fábricas de conservas mais inovadoras e mais disruptivas do mundo. Hoje já não somos uma fábrica de conservas de peixe, já somos uma cozinha industrial de conservas", proclama Adriano Cardoso.

Diz que ser empresário é viver num carrossel entre um dia de grande euforia e, no dia a seguir, de uma grande pressão. É uma vida muito longe da tranquilidade normal, mas, pela sua formação militar e de piloto, tem resiliência e capacidade de gestão do stress. "Pode estar tudo a cair ao lado que continuo a pensar em resolver problemas, sem entrar em pânico, nem euforia". Na gestão, o seu objetivo é fazer copy paste e forward, distribuir jogo. "Se me virem a fazer qualquer coisa, é porque ainda não encontrei ninguém, mas já estou a recrutar, ou já estou a tentar formar alguém dentro da empresa para fazer isso", disse Adriano Ribeiro.

O futuro passa pelo lançamento de uma marca global e pelo spin-off de vários negócios para encontrar parceiros, dinheiro, recursos para podermos escalar. Sempre com a mesma inspiração: "a inovação e a promoção de Portugal".

Da contestação ao hooliganismo
03/12/2024 17:35

Lisboa segue ganhos europeus; CTT disparam mais de 4%
03/12/2024 16:45

Dados da SIBS apontam para gastos médios dos consumidores de 49 euros na Black Friday
03/12/2024 16:29

Barnier: Moção de censura ao governo "tornará tudo mais difícil"
03/12/2024 16:19

Galp fora da corrida ao lítio: "A obrigação do Governo é procurar outros promotores", diz Pedro Reis
03/12/2024 16:12

Lei marcial na Coreia do Sul atira won para níveis de 2013 face ao euro
03/12/2024 16:05

BCE pode já estar a atuar "na sombra" para controlar contágio da dívida francesa, diz Jorge Bravo
03/12/2024 15:54

SpaceX pode tornar-se a maior startup do mundo e ser avaliada em 350 mil milhões
03/12/2024 15:45

Malo Clinic contrata Cristina Palma para liderar formação de profissionais de 30 países
03/12/2024 15:15

Presidente sul-coreano declara lei marcial e aponta o dedo à oposição
03/12/2024 14:19

Glovo em Espanha passa a contratar estafetas para garantir paz social
03/12/2024 13:54

Joe Biden diz que o futuro do mundo está em Africa e Angola
03/12/2024 13:46

OPEP+ estará a preparar-se por adiar mais três meses aumento de oferta
03/12/2024 13:29

Carlsberg anuncia acordo para vender ativos na Rússia
03/12/2024 13:03

Biden cumpre promessa e encontra-se com João Lourenço em Luanda
03/12/2024 12:48

Savannah poderá garantir empréstimo até 260 milhões da Alemanha para mina de lítio
03/12/2024 12:36

Vendas da Tesla na China caem em novembro. BYD alcança novo recorde
03/12/2024 12:27

Marca própria pesa 45,2% nas vendas do retalho alimentar, o valor mais elevado em 13 anos
03/12/2024 12:09

Gigante dinamarquesa Bestseller vai investir quatro milhões Only em Portugal
03/12/2024 11:58

Moções de censura contra Governo francês votadas já esta quarta-feira
03/12/2024 11:34

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco