ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Hegseth confirmado como secretário da Defesa da Administração Trump
25/01/2025 14:40

O Senado norte-americano confirmou por pouco, esta sexta-feira, a nomeação de Pete Hegseth para secretário da Defesa de Donald Trump, apesar da oposição de todo o campo democrata e de três senadores republicanos.

A nomeação do antigo major do exército e apresentador da Fox News, de 44 anos, para o Pentágono tinha sido muito contestada pela esquerda, devido a uma acusação de agressão sexual que data de 2017, à falta de experiência e a suspeitas de consumo excessivo de álcool.

Apesar das críticas, a escolha de Donald Trump para chefe do Pentágono, Pete Hegseth, acabou por ser confirmada pelo Senado, como determina a Constituição dos Estados Unidos, que exige que as nomeações de secretários e outros altos funcionários da Administração sejam aí confirmadas por votação.

Apesar de uma maioria republicana de 53 dos 100 lugares na câmara alta do Congresso, o novo vice-presidente, J.D. Vance, teve de se deslocar ao Senado - uma ocorrência rara - para dar o voto decisivo numa votação a 50-50.

Três membros republicanos votaram contra, incluindo, de forma surpreendente, Mitch McConnell, antigo líder republicano. Lisa Murkowski, que também votou contra, tinha dito anteriormente que a nomeação suscitava "preocupações consideráveis" às quais não podia "fechar os olhos".

A senadora citou também a oposição de Pete Hegseth à presença de mulheres nas tropas de combate, uma posição que o antigo soldado disse entretanto ter revisto.

Pete Hegseth tornou-se conhecido nos Estados Unidos há dez anos como apresentador da Fox News, o canal preferido dos conservadores nos Estados Unidos.

Hegseth vai assumir aos 44 anos a direção de um ministério com um orçamento anual impressionante de 850 mil milhões de dólares e que emprega cerca de três milhões de militares, reservistas e civis.

A sua principal missão, declarou em meados de janeiro, durante a sua audição de confirmação perante uma comissão do Senado, será "trazer de volta a cultura do guerreiro" ao Pentágono, que quer reformar por completo, por considerar ter-se tornado demasiado esquerdista na ideologia.

 

O anúncio da nomeação de Pete Hegseth, em novembro, provocou protestos da oposição. Os senadores democratas interrogaram-no no Comité das Forças Armadas sobre uma acusação de agressão sexual, que remonta a 2017 na Califórnia.

O ex-soldado, que nega qualquer relação não consensual, chegou a um acordo financeiro de 50 mil dólares, alguns anos mais tarde, com a mulher que o acusou, para evitar qualquer ação judicial.

Os deputados da oposição também criticaram a falta de experiência de Hegseth na gestão de uma pasta tão importante e nas suas posições em relação às mulheres nas forças armadas.

Finalmente, Pete Hegseth é também suspeito de beber regularmente em excesso. "Um dos seus colegas disse que estava tão bêbado num evento num bar que cantou 'Kill all Muslims'", ilustrou a senadora democrata Elizabeth Warren durante a audiência.

Apesar da polémica, Donald Trump manteve a escolha e mais uma vez, esta sexta-feira, descreveu-o como um "bom homem".

Pinto da Costa: Centenas de adeptos prestaram homenagem no Dragão durante a manhã
16/02/2025 15:21

Londres anuncia plano de até 3.000 milhões para proteger indústria siderúrgica
16/02/2025 14:15

Ucrânia: Macron convoca líderes europeus para reunião de emergência
16/02/2025 13:48

Austrália proíbe estrangeiros de comprar casas durante dois anos para conter preços
16/02/2025 13:35

Canal NOW a subir: Repórter SÁBADO perto dos 250 mil espectadores à frente de CNN Portugal e SIC Not
16/02/2025 12:10

Presidente da AR remete para partidos alteração do regimento sobre os insultos
16/02/2025 12:03

"Com as tarifas Trump vai ter um problema que é o aumento dos preços"
16/02/2025 12:00

Estados Unidos e Rússia preparam encontro na Arábia Saudita
16/02/2025 10:20

"Fez do FC Porto o maior clube português": imprensa internacional reage à morte de Pinto da Costa
16/02/2025 09:50

Bancos controlados por capital estrangeiro são 60% do sistema bancário português
16/02/2025 09:48

Trump só dá uma hipótese à Europa: "reforçar a sua liderança", diz Gabriela Figueiredo Dias
15/02/2025 21:00

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa
15/02/2025 20:24

Meta de 3,5% do PIB em Defesa pode dar gás às economias, mas só sem mais impostos
15/02/2025 18:00

Comissário do Comércio vai reunir com administração Trump sobre tarifas
15/02/2025 17:36

Embalagens de plástico e "take-away". Conheça as novas regras da União Europeia
15/02/2025 15:00

Governo reforça em 137 ME investimento na frota de autocarros de emissões nulas
15/02/2025 13:54

Zelensky apela à criação de "exército europeu"
15/02/2025 12:06

Jovens divididos entre fazer já retenção no IRS ou esperar pelo reembolso
15/02/2025 10:39

Dona do ChatGPT rejeita oficialmente oferta de compra por Musk
14/02/2025 22:20

Wall Street fecha mista com dados e tarifas em foco
14/02/2025 21:14

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco