ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

BE desafia Governo a reagir a tarifas de Trump e acusa-o de impreparação
04/04/2025 20:20

A coordenadora do BE desafiou esta sexta-feira o Governo a esclarecer o que pretende fazer para reagir às tarifas decretadas pelo Presidente dos Estados Unidos, considerando que está em "paralisia total" e impreparado para responder aos desafios globais.

Em declarações aos jornalistas na sede nacional do BE, em Lisboa, durante um encontro com voluntários para a campanha eleitoral, Mariana Mortágua referiu que, esta quarta-feira, Donald Trump "lançou uma guerra comercial discricionária, sem qualquer razão", contra "o mundo, a Europa e também Portugal".

"As tarifas impostas por Trump eram esperadas, Trump avisou. Vão afetar a economia e a indústria portuguesa, as exportações portuguesas, o emprego em Portugal e o Governo está calado, não diz nada, não preparou nada", criticou.

A coordenadora do BE defendeu que "é importante que o Governo venha dizer o que é que pensa sobre estas tarifas e como é que se vai defender", frisando que, apesar de a Assembleia da República estar dissolvida e o executivo em gestão, "o primeiro-ministro existe e há um governo".

"O Governo tinha de preparar o cenário de aumento das tarifas e [agora] tem de dizer o que é que preparou, o que é que quer fazer, como é que se quer defender. (...) Chamamos o primeiro-ministro a dizer o que é que o Governo pensa sobre isto. Portugal tem de ter um Governo, ou não?", perguntou.

Acusando o Governo de estar em "paralisia total", Mariana Mortágua defendeu que "não está à altura dos tempos" que se vivem, "de instabilidade, da eleição de Donald Trump, da extrema-direita a crescer".

"Pelo contrário, [é um Governo] que fez o discurso da extrema-direita, que sempre foi titubeante e reservado quando a Trump e que agora está paralisado", criticou.

A coordenadora do BE considerou que o Governo não se preparou para responder às tarifas norte-americanas porque se sabe "como o Trump ia pescando o olho à direita em Portugal, como o Chega é aliado de Trump nos Estados Unidos e como muita gente no PSD entre o Trump e os democratas, preferiam Trump".

"E esse apoio a Donald Trump leva o Governo português à paralisação total", afirmou.

Em termos de medidas que devem ser tomadas a nível nacional para responder às tarifas de Trump, a coordenadora do BE sustentou que Portugal deve ter uma política industrial própria, diversificar as suas exportações e "investir em setores tecnológicos".

Além das críticas ao Governo, Mariana Mortágua criticou também a postura da União Europeia (UE) perante as tarifas de Trump, considerando que tem tido uma "posição medíocre perante os ataques" do Presidente dos Estados Unidos.

Interrogada se acha que a UE deveria retaliar às tarifas dos Estados Unidos, Mariana Mortágua advertiu que é preciso "ter cuidado com as retaliações aleatórias, porque um dos efeitos da retaliação é que elas podem tender a aumentar os preços e, portanto, a inflação".

"A UE deve retaliar, mas deve fazer uma retaliação dirigida a setores e áreas específicas, que não coloquem em causa nem provoquem uma inflação generalizada na UE. E, sobretudo, tem de ter uma estratégia industrial, para o futuro da UE e que não passe, já agora, por fazer mais armas", considerou.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira novas tarifas norte-americanas de 20% a produtos importados da UE e que acrescem às de 25% sobre os setores automóvel, aço e alumínio.

O Ministério da Economia português anunciou que vai reunir-se na próxima semana com 16 associações empresariais de diversos setores para avaliar "o impacto e as medidas de mitigação" das tarifas anunciadas pelo Presidente dos EUA.

IAG e Air France reiteram interesse na TAP. Lufthansa em silêncio
10/07/2025 20:48

"José Sócrates ficou a falar sozinho": Jornalistas abandonam entrevista ao antigo PM
10/07/2025 20:36

Descida do IRS aprovada na especialidade pelo PSD, CDS, Chega e IL
10/07/2025 20:05

Sobrecarga com despesas da casa disparou para máximos de uma década
10/07/2025 19:55

Famílias têm de pagar 2,1 mil milhões no acerto de contas com o Fisco
10/07/2025 19:09

M-ODU da Mota-Engil vai ter uma esquadra com a PSP a pagar renda de 18 mil euros
10/07/2025 18:54

Roadshow da SPV percorre o País com atividades para os mais pequenos, até ao dia 1 de agosto
10/07/2025 18:21

José Sócrates nega que grupo Lena fosse "a empresa do regime"
10/07/2025 18:21

Divulgar valor da TAP antes das propostas "prejudicaria posição negocial do Estado"
10/07/2025 18:03

Terceira travessia sobre o Tejo será rodoferroviária
10/07/2025 17:44

TAP SA pede insolvência da ex-TAP SGPS
10/07/2025 17:37

Interessados na TAP têm dois meses para se posicionarem
10/07/2025 17:16

Daniel Traça vai liderar comissão de acompanhamento da privatização da TAP
10/07/2025 17:12

Carlos Oliveira vai ocupar o lugar de "chairman" da TAP
10/07/2025 17:09

Primeira mala Birkin de sempre vendida em leilão por 8,6 milhões de euros
10/07/2025 17:07

Nvidia faz história e chega aos 4 biliões de dólares de valor em bolsa
10/07/2025 17:00

PSI regressa às perdas. CTT cedem após atingirem máximo de 9 anos
10/07/2025 16:52

Rui Costa confirma recandidatura à presidência do Benfica
10/07/2025 16:38

Governo quer vender posição na TAP a um ou mais investidores. Saiba o que está em causa
10/07/2025 16:21

PCP, Livre, BE e PAN criticam "opção errada" de privatização da TAP. IL lamenta que não seja total
10/07/2025 15:52

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco

VerSign Secure

Por favor leia o Acordo de Utilização e política de cookies :: Copyright © BiG :: Versão 3.0 :: Todos os direitos reservados :: bigonline é uma marca registada do BiG. O Banco de Investimento Global S.A. é uma instituição registada no Banco de Portugal sob o nº61, e na CMVM autorizada a prestar serviços de investimento constantes do nº 1 do Artigo 290 do CVM. Para qualquer informação adicional, contacte-nos via internet ou pelos telefones 21 330 53 72/9 (Chamada para a rede fixa nacional. O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações).