ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Cidades europeias unem esforços para enfrentar alterações climáticas
19/05/2025 19:51

Como tornar as cidades mais resilientes face às alterações climáticas? O projeto europeu SMARTER quer responder a esta pergunta através de soluções concretas e adaptadas às realidades locais. O consórcio, que junta investigadores de vários países, vai desenvolver e testar uma abordagem sistémica em seis cidades e regiões europeias — entre elas, a Área Metropolitana de Lisboa (AML).

O objetivo é transformar e melhorar a forma como os territórios enfrentam os desafios climáticos, promovendo a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a viabilidade económica. "O projeto SMARTER vai estudar soluções para transformar e melhorar a forma como as cidades e regiões enfrentam os desafios das alterações climáticas", refere o comunicado de imprensa. Para isso, será essencial compreender as interdependências entre setores, escalas espaciais e níveis de governação.

Em Portugal, o projeto é liderado por Francesca Poggi, investigadora do CICS.NOVA, centro de investigação da NOVA FCSH. "Trabalhando em conjunto com a AML, que é o nosso parceiro em Portugal, temos uma oportunidade única para envolver atores públicos, privados e as comunidades locais na criação de soluções concretas para territórios vulneráveis às cheias e à subida do nível do mar", afirma a responsável.

A AML junta-se assim a outras cinco regiões e cidades europeias: Tampere/Kuopio (Finlândia), Fryslan (Países Baixos), Ostende (Bélgica), Gdansk (Polónia) e Kalamaki (Grécia). Em cada uma destas áreas serão criados Laboratórios de Adaptação Climática, que funcionarão como projetos-piloto. Estes laboratórios vão permitir testar e replicar soluções inovadoras ajustadas aos desafios climáticos e socioecológicos específicos de cada local.

Entre os principais resultados esperados, destaca-se a criação de ferramentas digitais para apoiar a tomada de decisões em matéria de adaptação climática, um portefólio de soluções inovadoras adaptadas a diferentes territórios, e ainda a elaboração de roteiros estratégicos para integrar estas abordagens nas políticas públicas locais e regionais.

O projeto tem também uma forte componente académica e de investigação. "O projeto SMARTER vai também reforçar uma linha de investigação fundamental sobre a interligação entre ‘Clima, Sociedade e Território’, enquanto impulsiona a inovação no ensino da NOVA FCSH, prevendo-se a integração ativa de estudantes em atividades futuras", sublinha o comunicado.

Além de Francesca Poggi, a equipa portuguesa integra os investigadores e docentes da NOVA FCSH Iva Pires, João Seixas, Rui Pedro Julião e Teresa Santos, reunindo uma abordagem multidisciplinar que cruza geografia, planeamento urbano, ambiente e políticas públicas.

Através desta colaboração europeia, o projeto SMARTER quer contribuir para cidades mais preparadas, inclusivas e sustentáveis, num contexto em que os impactos das alterações climáticas se fazem sentir com crescente intensidade.

Noruega lança projeto de captura e armazenamento de CO2
18/06/2025 07:44

Senado dos EUA aprova legislação favorável às moedas digitais
18/06/2025 07:30

Tarifas deixam bancos centrais num limbo
18/06/2025 07:30

Maioria dos trabalhadores usa IA gratuita e 43% raramente verifica informação, aponta estudo
18/06/2025 07:14

Défice comercial do Japão cai em maio para metade
18/06/2025 07:10

China lança centro internacional em Xangai para o yuan digital
18/06/2025 07:08

Empresas japonesas pedem à China que acelere licenças de exportação de terras raras
18/06/2025 07:06

Sondagem: Maioria quer Governo ao leme, com acordos pontuais
18/06/2025 07:00

Detetado primeiro caso de conflito de interesses no PRR
17/06/2025 23:30

Trump reuniu Conselho de Segurança Nacional e pondera intervenção no Irão
17/06/2025 22:59

PS em Lisboa diz que cidade está parada mas gestão PSD/CDS-PP reclama evolução positiva
17/06/2025 22:41

Menos IRS, menos imigração, mais polícia nas ruas. Governo foi ao Parlamento defender o seu Programa
17/06/2025 22:00

Citroën chama para reparações 441 mil automóveis C3 e DS3 com defeito nos 'airbags'
17/06/2025 21:51

Madrid culpa Red Eléctrica e 10 centrais térmicas pelo apagão. Portugal em silêncio
17/06/2025 21:18

Maior envolvimento dos EUA na guerra Irão-Israel atira Wall Street para o vermelho
17/06/2025 21:10

Liga admite vender parte do capital da empresa que tem os direitos de transmissão
17/06/2025 20:48

Tarifas: Von der Leyen diz que negociações com EUA estão a avançar
17/06/2025 20:03

Há uma TAP "boa", para vender, e a Siavilo sem ativos, sem gestão e com dívidas
17/06/2025 19:54

Galp obtém concessão de três blocos de exploração no Brasil
17/06/2025 19:45

Compra da Vale da Rosa por investidores espanhóis chega à Concorrência
17/06/2025 18:57

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco

VerSign Secure

Por favor leia o Acordo de Utilização e política de cookies :: Copyright © BiG :: Versão 3.0 :: Todos os direitos reservados :: bigonline é uma marca registada do BiG.
O Banco de Investimento Global S.A. é uma instituição registada no Banco de Portugal sob o nº61, e na CMVM autorizada a prestar serviços de investimento constantes
do nº 1 do Artigo 290 do CVM.
Para qualquer informação adicional, contacte-nos via internet ou pelos telefones 21 330 53 72/9 (Chamada para a rede fixa nacional.
O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações).