ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Governo põe ferry do JPP para as ilhas nas prioridades da legislatura
18/06/2025 08:40

Portugal Continental e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores podem, a prazo, vir a estar ligados por uma ligação regular por ferry. É o que promete o Governo no seu Programa, sendo esta uma das 80 medidas que Luís Montenegro incorporou de outros partidos, neste caso o do deputado único eleito pela Madeira.O Executivo propõe-se a avançar com a "criação de uma linha ferry entre as regiões autónomas e o continente", de acordo com as medidas para a Mobilidade apresentadas no Programa do Governo, que está em debate na Assembleia da República. E concretiza que esta linha ferry deve ser utilizada para "fazer o transporte de mercadorias e passageiros".Este ferry não constava do Programa Eleitoral da AD para as Legislativas de 18 de maio, mas surge agora como uma das promessas do Governo. Estava, sim, nas propostas apresentadas pelo Juntos Pelo Povo (JPP), o partido madeirense que conseguiu neste ato eleitoral entrar no Parlamento nacional, com a eleição de Filipe Sousa. Mas em vez de ligar apenas a Madeira, o Executivo abre a porta também aos Açores.O JPP defende que o ferry, "mais do que uma exigência dos madeirenses, é uma ligação fundamental e estruturante para a economia regional, as pessoas, as famílias e as empresas". É visto pelo partido como uma ligação que permitirá reduzir os custos, nomeadamente do transporte de mercadorias face às alternativas atuais.Num comunicado emitido pelo partido no período de pré-campanha eleitoral, Filipe Sousa sublinhava que o "ferry irá baixar o custo com o transporte de mercadorias, reduzir o custo de vida e das empresas e abrir novas oportunidades". E "talvez possamos atrair mais uma grande superfície comercial para a Madeira e introduzir maior concorrência nos bens alimentares, com reflexos na descida dos preços", acrescentava. Esta ligação marítima era mesmo assumida como um dos principais compromissos da candidatura do agora deputado da Assembleia da República que criticou as promessas nunca cumpridas. O anterior Governo de Montenegro chegou a incluir no Orçamento do Estado para este ano o lançamento de um concurso público internacional para o financiamento do transporte marítimo regular entre a Madeira e o continente para "passageiros e carga rodada". Nada aconteceu.Filipe Sousa considera que a redação do texto no Orçamento do Estado continha a "mesma limitação que havia sido imposta ao Armas e que contribuiu para inviabilizar a linha e forçar o armador a abandoná-la". A "carga rodada" significava que apenas poderia transportar veículos e não outras mercadorias que são, atualmente, enviadas em contentores, nos cargueiros. Por Armas, o deputado refere-se à Naviera Armas Trasmediterránea, grupo espanhol que chegou a operar um ferry entre a capital da região autónoma madeirense e Portimão. Entre 2008 e 2012, este ferry assegurou uma ligação semanal, durante todo o ano, entre o Funchal, Portimão e Las Palmas (nas ilhas Canárias). Essa ligação foi interrompida, regressando ao funcionamento anos mais tarde, já em 2018. O transporte marítimo de passageiros e de veículos funcionou durante dois anos, em 2018 e 2019, mas acabou por ser suspenso no final de 2019, sendo a operação declarada inviável economicamente.O Volcán de Tijarafe era o ferry utilizado nesta ligação. Tinha capacidade para transportar 1.000 passageiros que pagavam entre 29,10 euros, no caso dos residentes, e 85 euros, para os não residentes. O transporte de veículos tinha custos variáveis em função do tipo, sendo que um automóvel convencional pagava um "bilhete" de 125 euros.

Um terço vive em casas quentes demais durante o verão
11/07/2025 09:00

Apple prepara nova versão do iPhone mais acessível
11/07/2025 08:43

O valor da Nvidia e a compra de férias
11/07/2025 08:30

O valor da Nvidia e a compra de férias
11/07/2025 08:30

EDP aumenta produção de eletricidade em 12% no primeiro semestre
11/07/2025 08:28

Lisboa com ligeira queda pressionada pelo setor da energia
11/07/2025 08:23

Economia britânica desilude em maio
11/07/2025 08:00

Comprador tem de fazer contas aos custos dos processos contra a TAP
11/07/2025 08:00

Bitcoin ganha 4% e atinge recorde acima dos 118 mil dólares
11/07/2025 07:22

Pentágono torna-se maior acionista de mineradora de terras raras MP Materials
11/07/2025 07:03

Valorização do euro sem impacto no Orçamento do Estado
11/07/2025 07:00

Trump intensifica pressão sobre Powell ao visar renovação da sede da Fed
11/07/2025 06:58

EUA impõem taxa de 35% a produtos do Canadá a partir de 1 de agosto
11/07/2025 06:56

Nissan consegue cinco mil milhões de euros para enfrentar crise financeira
11/07/2025 06:52

Cursos profissionais dão acesso mais rápido ao mercado de trabalho
11/07/2025 00:01

Governo admite troca de ações na venda da TAP
10/07/2025 23:30

"Isto é o reino do completo absurdo": 10 frases que marcaram o interrogatório de Sócrates
10/07/2025 23:11

Governo autoriza Força Aérea a investir até 30 milhões de euros para deslocar Figo Maduro para Monti
10/07/2025 22:47

Café em Nova Iorque já sente o peso de tarifa de 50% sobre o Brasil
10/07/2025 22:02

Parlamento dos Açores solicita auditoria do Tribunal de Contas à SATA
10/07/2025 22:01

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco

VerSign Secure

Por favor leia o Acordo de Utilização e política de cookies :: Copyright © BiG :: Versão 3.0 :: Todos os direitos reservados :: bigonline é uma marca registada do BiG. O Banco de Investimento Global S.A. é uma instituição registada no Banco de Portugal sob o nº61, e na CMVM autorizada a prestar serviços de investimento constantes do nº 1 do Artigo 290 do CVM. Para qualquer informação adicional, contacte-nos via internet ou pelos telefones 21 330 53 72/9 (Chamada para a rede fixa nacional. O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações).