Fale Connosco

Análise técnica - Metastock

Este tipo de análise procura traçar tendências para o desempenho dos preços e dos volumes dos títulos, tentando prever comportamentos futuros. Focando-se na psicologia do mercado, a análise técnica pretende aperceber-se das reacções dos investidores a determinados comportamentos das acções.

O BiG disponibiliza os gráficos metastock para que possa efectuar as suas análises e regularmente publica análises efectuadas pelos nossos traders, gratuito para os nossos clientes.

Aceda ao metastock clicando no gráfico:

Os mercados ou títulos podem ser mais ou menos técnicos, classificação assente em dois conceitos relacionados entre si: liquidez e eficiência de mercado.

Liquidez no que respeita a volumes de transacção e número alargado de investidores a acompanhar e actuar sobre determinados títulos ou mercados. Eficiência de mercado no que respeita ao seu conceito teórico, que implica que toda a informação relevante está reflectida no preço não havendo propriamente “bons negócios” disponíveis (comprar abaixo do valor económico ou vender acima) mas sim unicamente tendências e fluxos de mercado, que os investidores podem aproveitar com bom timing.

A relação entre os factores acima identificados é bi-direccional, ou seja quanto maior a liquidez, maior a eficiência e vice-versa. Destacamos o mercado cambial, as empresas de maior capitalização bolsista e os activos que são subjacentes de futuros muito transaccionados, como sendo os títulos e mercados a eleger para aplicar análise técnica. Por consequência a aplicação deste tipo de análise em small caps ou em títulos pouco transaccionados não é recomendada.

Indicadores de análise técnica mais usados

Permitem alisar a série de cotações expondo a sua tendência. O mais difícil é escolher o período da MM. Médias móveis curtas dão sinais mais cedo mas geram muitos sinais falsos; MM longas dão sinais mais seguros mas com maior atraso. Convém seguir uma MM curta (p.ex. 20 dias) e uma MM longa (p.ex. 200 dias), sendo que a mais usada pelos analistas é, provavelmente, a de 200 dias.

O sentido da linha de MM (ascendente ou descendente) dá-nos directamente a tendência, mas também há quem use como sinal o cruzamento da linha de cotações com a linha de MM (comprando quando cruza de baixo para cima e vendendo quando cruza de cima para baixo). Além disso a MM pode ser vista como linha de suporte e resistência, e ainda como pólo de atracção em modelos de reversão à média. Os sistemas de MM funcionam bem em mercados com tendências bem definidas e mal em mercados que estejam em range trading. Muitas vezes usam-se MM em conjunto com indicadores de momentum.

Pretendem medir a aceleração/desaceleração dos preços com o objectivo de (1) detectarem situações de overbought (O/B) ou oversold (O/S), (2) detectarem divergências entre o momento actual e a tendência e (3) preverem alterações de tendência.

O indicador de momentum mais simples de construir é o ROC (rate of change) e o mais usado é o RSI (relative strenght index), onde a interpretação clássica é que se o RSI estiver acima de 70 é considerado overbought e abaixo de 30 oversold. Também nestes casos é difícil escolher um período óptimo. Normalmente consideram-se RSIs de 5 ou 20 dias (1 semana e 1 mês, respectivamente).

Estes indicadores (usados na sua forma mais simples de O/B = venda; O/S = compra) funcionam bem em mercados que estejam em range trading e mal em mercados em tendência.

São níveis de preço onde se espera que haja compradores/vendedores suficientes para fazer parar um movimento de subida/descida.

Razões: porque é um número psicológico (p.ex. 10.000), porque houve muito volume anteriormente transaccionado nesse preço (e as pessoas tipicamente ficam presas ao preço a que compraram/venderam), ou simplesmente porque algum indicador técnico muito usado aponta nesse sentido.

Mercado em tendência: comprar quando fura uma resistência e vender quando fura um suporte.

Mercado em range trading: comprar antes do suporte e vender antes da resistência.

Suportes e resistências são intermutáveis: um suporte depois de furado transforma-se em resistência e vice-versa.

Obtidos de forma gráfica. Encontramos uma tendência ascendente se unirmos os pontos mais baixos do gráfico nesse sentido e uma tendência descendente se o conseguirmos através da união do pontos de topo.

Pesquisa de títulos