A sua semana dia a dia: contas no PSI, juros da Fed e ?outlook? do FMI 24/07/2022 19:00:00

Segunda-feira Galp mostra lucro em pico do petróleo

A Galp Energia vai apresentar, antes da abertura do mercado na segunda-feira, os lucros do segundo trimestre do ano, um período fortemente afetado pelo impacto da guerra na Ucrânia e consequente crise nas matérias primas. A margem de refinação da petrolífera disparou para os 22,3 dólares por barril devido à alta do petróleo, acima das estimativas dos analistas.

Segunda-feira Confiança dos alemães

O instituto Ifo divulga esta segunda-feira um relatório sobre o clima empresarial na Alemanha, um importanto indicador de sentimento na maior economia da Zona Euro. Os investidores procurarão quaisquer sinais sobre as perspectivas de uma possível recessão.

Terça-feira Consumo em foco nas contas

A época de resultados continua em força ao longo desta semana, com o consumo em destaque na terça-feira. Em Lisboa, a retalhista Jerónimo Martins apresenta contas do trimestre, enquanto lá fora é também o caso das francesas do setor do luxo Christian Dior e LVMH ou da norte-americana Coca-Cola.

Terça-feira FMI atualiza "outlook"

O Fundo Monetário Internacional atualiza esta terça-feira o "World Economic Outlook", incluindo as projeções para a evolução do PIB mundial. Os últimos dados, referentes a abril, indicavam que o crescimento da economia global desacelerasse para 3,6% em 2022 e 2023 (face a 6,1% em 2021).

Terça-feira UE prepara plano energético

Os ministros da União Europeia responsável pela pasta da energia vão encontrar-se esta terça-feira para desenhar um plano de emergência para melhorar os planos de contigência energético.

Quarta-feira CTT, EDP Renováveis e BCP divulgam contas

Ao longo da semana, 10 das 15 cotadas do índice PSI apresentam resultados trimestrais. Na quarta-feira, antes da abertura do mercado, é a vez da EDP Renováveis e, após o fecho, dos CTT e BCP.

Quarta-feira Fed volta a subir juros

O comité de política monetária da Reserva Federal norte-americana (Fed) termina um encontro de dois dias em que é esperado que volte a subir as taxas de juro. O presidente Jerome Powell poderá dar mais indicações sobre o ritmo de aumentos do ciclo, bem como sobre o "oulook" para a economia norte-americana.

Quinta-feira Mais quatro cotadas do PSI apresentam contas

O batalhão de contas do PSI continua na quarta-feira com REN, EDP, Altri e Sonae a terem divulgações marcadas, enquanto a Semapa fecha a semana com as contas trimestrais a serem conhecidas na sexta-feira. Depois disso, ficam apenas a faltar a Corticeira Amorim, a Greenvolt e a Mota-Engil.

Quinta-feira Evolução do comércio internacional

A estimativa rápida das Estatísticas do Comércio Internacional e o Inquérito de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores que serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vão centrar atenções.

Quinta-feira Gigantes tecnológicas mostram resultados

As gigantes tecnológicas norte-americanas vão ser o setor em destaque na "earnings season", especialmente devido ao impacto da subida dos juros da Fed na evolução das ações. Começa com a Meta na quarta-feira, seguindo-se Amazon e Apple no dia seguinte.

Sexta-feira Inflação e PIB (por cá e lá fora)

A fechar a semana há uma série de dados estatísticos que vão permitir medir o pulso à economia portuguesa e europeia. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) dá a conhecer a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor em junho, bem como das Contas Nacionais Trimestrais no segundo trimestre. Também o Eurostat divulga os mesmos dados referentes à União Europeia e Zona Euro.