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A exportação de amónio verde português, o gás russo e o SEF
02/06/2022 07:01

Bom dia,

A data certa ainda não está marcada, mas até ao final de 2026 irá zarpar do Porto de Sines um navio carregado com amónia verde, um biocombustível produzido a partir de hidrogénio renovável pelo consórcio luso-holandês MadoquaPower2X. A garantia foi dada por Roger Rebelo, CEO da empresa portuguesa de gestão de projetos Madoqua Renewables, em entrevista ao Negócios.

Em destaque na edição desta quinta-feira está também a indústria da floresta, que quer licenciamentos mais ágeis. O presidente da União da Floresta Mediterrânica (UNAC), entidade promotora do Compromisso Floresta 2030, salienta a necessidade de aumentar a matéria-prima para a globalidade das indústrias de base florestal e resolver os estrangulamentos ao reforço da produção.

São 25 as organizações, entidades e empresas que se uniram este ano num apelo à mobilização da sociedade para uma floresta portuguesa com futuro, entre as quais a UNAC, o WWF Portugal, o Instituto Superior de Agronomia, as Ordens dos Engenheiros e dos Biólogos, a Universidade de Évora, a Altri, Corticeira Amorim, DS Smith ou The Navigator Company.

A guerra na Ucrânia mantém-se como tema incontornável. Entre seis pacotes de duras sanções, há uma via pela qual as energéticas continuam a financiar Vladimir Putin. O esquema tem por base o banco da russa Gazprom e está a permitir pagar em euros e em rublos em simultâneo, mas só para quem tem peso suficiente para o Kremlin. Putin estará a impor diferentes regras de pagamento a compradores distintos de gás russo.

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados (grupo OPEP+) reúnem-se esta quinta-feira para definir o plafond de produção de julho. Nesse campo não se esperam mudanças, mas o cartel e aliados estarão a estudar a exclusão de Moscovo do grupo.

Entre outros temas para ler na edição desta quinta-feira do Negócios tem ainda o SEF, que espera há três meses por regras para suspender vistos a russos; a ANA, que diz que o aeroporto de Lisboa não terá capacidade no curto prazo ou o Banco EFG, o único "private bank" no Porto vai à caça de 25% da fortuna.

Toda a atualidade está disponível em negocios.pt.
Boas leituras.

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