Como posso abrir uma conta?
Qual o montante mínimo de abertura de conta?
É possível abrir conta online?
Quais os documentos obrigatórios para abrir conta como Particular?
Quais as comissões de abertura e gestão da conta à ordem?
Posso transferir a minha carteira de títulos de outra instituição?
Quando é que a minha conta fica activa?
Quando posso começar a negociar depois de abrir conta?
O BiG tem gestores de cliente?
O BiG tem agências?
O BiG tem cartão de débito e crédito?
Como tenho acesso às ofertas promocionais associadas à abertura de conta?
Posso alterar as minhas passwords?
Como posso actualizar os dados associados à minha conta?
Como dou uma ordem de bolsa?
Que activos o BiG disponibiliza para negociação?
O BiG tem serviços de aconselhamento ao investidor?
O BiG tem serviço de gestão de carteiras?
Posso comprar obrigações através do BiG?
Os depósitos do BiG estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos?
Como funciona o Fundo de Garantia de Depósitos?
Qual a diferença entre a TANB e a TANL?
Como posso calcular os juros que vou receber no final do depósito?
De que forma o BiG assegura a segurança e privacidade da minha conta?
Que mecanismos o BiG tem de protecção ao investidor?
Posso alterar o meu perfil de segurança?
Tem duas opções para abrir conta no BiG: online ou dirigindo-se a uma das agências do BiG. O processo de abertura de conta online é a forma mais rápida e cómoda de se tornar cliente. Para isso, basta clicar no botão Abrir Conta no canto superior direito da página e completar todos os passos indicados.
Sim. A abertura de conta online é o método mais simples, cómodo e rápido de abrir conta no BiG. Para isso, clique na opção Abrir Conta e complete todos os passos indicados . Depois de recebidos no BiG os documentos obrigatórios e provisionada a conta, o processo de abertura de conta ficará completo e, a partir desse momento, terá acesso a todos os produtos e serviços do BiG.
Sim. O BiG tem uma rede de agências, localizadas em locais chave do território nacional, que conta já com 15 agências em 8 capitais de distrito.
Actualmente o BiG tem agências em: Lisboa - Sede, Lisboa - Picoas, Lisboa - Parque das Nações, Linda-a-Velha, Porto - Aviz, Porto - Aliados, Guimarães, Braga, Maia, Coimbra, Leiria, Viseu, Estoril, Aveiro, Loulé.
Consulte a página Onde Estamos para mais informações.
O BiG disponibiliza aos seus clientes o Cartão BiG MasterCard, uma solução de pagamento conveniente, segura e fácil de utilizar para as compras do dia-a-dia, que lhe permite consultar, movimentar e aceder directamente à sua conta Liquidez junto do BiG, e o Cartão de Crédito BiG, que pode ser utilizado como meio de pagamento internacional em qualquer estabelecimento aderente à rede VISA, bem como através da Internet e que lhe confere crédito gratuito entre 20 a 50 dias em todas as compras.
Sim. Para alterar as passwords associadas à sua conta, aceda à opção Configurações na área Cliente BiG Minha Conta. De seguida em Perfil de Segurança seleccione o separador Passwords. Depois, basta alterar a password que pretende e memorizar a nova.
A forma mais simples de dar uma ordem de bolsa no BiG é escrevendo o nome do título que pretende negociar na caixa de pesquisa de títulos (presente na lateral direita da página geral do BiG), escolher o título que pretende negociar e, ao entrar na página de detalhe do título, clicar no botão Comprar ou Vender, consoante a operação que deseja realizar.
Depois, basta preencher o formulário de negociação e validar a operação.
Em alternativa, poderá consultar as páginas de cotações dos diferentes activos e aceder, a partir daí, ao título desejado, ou utilizar as plataformas de trading do BiG.
Para mais informações, consulte a página Onde e Como Investir, ou assista ao vídeo explicativo
Sim. O BiG oferece-lhe um conjunto de serviços que o ajudam a estruturar e a acompanhar os seus investimentos, adequando-os aos objectivos pretendidos:
Saiba mais em Ajuda Profissional
O Fundo de Garantia de Depósitos garante o reembolso até ao valor máximo de 100.000 euros por cada depositante. No cálculo do valor do depósito de cada depositante, considera-se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a indisponibilidade de pagamento, incluindo os juros e, para o saldo dos depósitos em moeda estrangeira, convertendo em euros, ao câmbio da referida data. Para mais informações consulte a página www.fgd.pt, ou assista ao vídeo explicativo
Tem duas opções para abrir conta no BiG: online ou dirigindo-se a uma das agências do BiG. O processo de abertura de conta online é a forma mais rápida e cómoda de se tornar cliente. Para isso, basta clicar no botão Abrir Conta no canto superior direito da página e completar todos os passos indicados.
O montante mínimo de abertura de conta para clientes particulares é 2000 euros e para sociedades 5000 euros.
Sim. A abertura de conta online é o método mais simples, cómodo e rápido de abrir conta no BiG. Para isso, clique na opção Abrir Conta e complete todos os passos indicados . Depois de recebidos no BiG os documentos obrigatórios e provisionada a conta, o processo de abertura de conta ficará completo e, a partir desse momento, terá acesso a todos os produtos e serviços do BiG.
Os clientes BiG estão isentos de qualquer comissão de abertura, manutenção ou encerramento da sua conta.
Sim. Uma vez que tenha conta aberta no BiG basta que preencha o seguinte formulário e o envie para apoio@big.pt, que o BiG efectuará os contactos necessários para que a transferência seja processada. Em alternativa poderá ordenar a transferência de carteira directamente no banco onde a detém, indicando o seu nº de conta no BiG.
A sua conta fica activa após a recepção pelo BiG dos documentos obrigatórios de todos os titulares da conta e do provisionamento da mesma.
Quando todos esses passos tiverem concluídos receberá por e-mail, para o endereço indicado na ficha de abertura de conta, a confirmação da activação da mesma.
Poderá começar a negociar logo que a sua conta esteja activa.
Em todas as agências, o BiG tem Consultores de Investimento credenciados que obtiveram formação específica para identificar as necessidades dos clientes e efectuar propostas de poupança e investimento adequadas aos objectivos e perfil de cada cliente.
Sim. O BiG tem uma rede de agências, localizadas em locais chave do território nacional, que conta já com 15 agências em 8 capitais de distrito.
Actualmente o BiG tem agências em: Lisboa - Sede, Lisboa - Picoas, Lisboa - Parque das Nações, Linda-a-Velha, Porto - Aviz, Porto - Aliados, Guimarães, Braga, Maia, Coimbra, Leiria, Viseu, Estoril, Aveiro, Loulé.
Consulte a página Onde Estamos para mais informações.
O BiG disponibiliza aos seus clientes o Cartão BiG MasterCard, uma solução de pagamento conveniente, segura e fácil de utilizar para as compras do dia-a-dia, que lhe permite consultar, movimentar e aceder directamente à sua conta Liquidez junto do BiG, e o Cartão de Crédito BiG, que pode ser utilizado como meio de pagamento internacional em qualquer estabelecimento aderente à rede VISA, bem como através da Internet e que lhe confere crédito gratuito entre 20 a 50 dias em todas as compras.
Ao completar o processo de abertura de conta no BiG, tem acesso imediato a duas ofertas promocionais:
Sim. Para alterar as passwords associadas à sua conta, aceda à opção Configurações na área Cliente BiG Minha Conta. De seguida em Perfil de Segurança seleccione o separador Passwords. Depois, basta alterar a password que pretende e memorizar a nova.
Para alterar os dados associados à sua conta aceda à área de Configurações. De seguida, clique em Perfil de Cliente e altere os dados pretendidos.
Actualmente o BiG tem protocolo com as seguintes instituições: ACE, Automóvel Clube de Portugal, Associação Comercial do Porto, Accenture, AECOPS, Alico, Altitude Software, AlumniClub, BL&C, BSGG, by design, Cisco, Metro do Porto, CPC, Deloitte & Touche, Easysoft, FEP Júnior Consulting, FLAD, Grupo Nabeiro, IBM, Innovagency, Investec, Microsoft, MSF, Multidevelopment, Novabase, ONI, Ordem dos Advogados, Ordem dos Economistas, Plurimarketing, Siemens, Simoldes, Unisys, Vodafone.
Para beneficiar das condições especiais associadas ao protocolo da sua empresa com o BiG, basta enviar um e-mail para apoio@big.pt ou para o seu Consultor de Investimento, com o pedido de activação de protocolo e um comprovativo da sua relação laboral com a Empresa ou de sócio/associados no caso de Clubes/Associações ou Ordens Profissionais.
A forma mais simples de dar uma ordem de bolsa no BiG é escrevendo o nome do título que pretende negociar na caixa de pesquisa de títulos (presente na lateral direita da página geral do BiG), escolher o título que pretende negociar e, ao entrar na página de detalhe do título, clicar no botão Comprar ou Vender, consoante a operação que deseja realizar.
Depois, basta preencher o formulário de negociação e validar a operação.
Em alternativa, poderá consultar as páginas de cotações dos diferentes activos e aceder, a partir daí, ao título desejado, ou utilizar as plataformas de trading do BiG.
Para mais informações, consulte a página Onde e Como Investir, ou assista ao vídeo explicativo
Actualmente o BiG disponibiliza um vasto leque de soluções de investimento que contempla: Acções, Warrants, MiniFutures, ETF, Futuros, ADRs, Factor Certificates, Fundos, Obrigações e CFD.
Para mais informações consulte a página Onde e Como Investir..
Sim. O BiG oferece-lhe um conjunto de serviços que o ajudam a estruturar e a acompanhar os seus investimentos, adequando-os aos objectivos pretendidos:
Saiba mais em Ajuda Profissional
Sim. O BiG disponibiliza um serviço de gestão independente, profissional e especializado de carteiras onde poderá encontrar a melhor solução para o seu dinheiro.
Para mais informações consulte a página Gestão de Carteiras.
Sim. O BiG disponibiliza a todos os seus clientes uma plataforma de cotações online de obrigações com a possibilidade de efectuar a subscrição das mesmas no momento. Nesta plataforma são disponibilizadas diversos tipos de obrigações tais como obrigações de dívida soberana do estado português (OTs), brasileiro ou alemão ou obrigações de dívida corporativa de empresas nacionais e internacionais.
Para mais informações consulte a página de Obrigações, ou assista ao vídeo expilicativo
Sim. Todos os depósitos constituídos no BiG beneficiam da garantia de reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósitos sempre que ocorra indisponibilidade dos depósitos por razões relacionadas com a sua situação financeira. Os depósitos excluídos da garantia de reembolso estão previstos no artigo 165.º do Regime Geral das Instituições de Crédito e das Sociedades Financeiras (RGICSF).
O Fundo de Garantia de Depósitos garante o reembolso até ao valor máximo de 100.000 euros por cada depositante. No cálculo do valor do depósito de cada depositante, considera-se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a indisponibilidade de pagamento, incluindo os juros e, para o saldo dos depósitos em moeda estrangeira, convertendo em euros, ao câmbio da referida data.
Em contas às quais tenham acesso duas ou mais pessoas na qualidade de membros de uma parceria empresarial, associação ou agrupamento de natureza similar, sem personalidade jurídica, os depósitos são agregados e tratados como se tivessem sido feitos por um único depositante para efeitos do cálculo do limite de 100 000 euros.
Para mais informações sobre o Fundo de Garantia de Depósitos consulte o endereço www.fgd.pt ou o Portal do Cliente Bancário em www.bportugal.pt.
A Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) é a taxa que remunera as aplicações a prazo.
É uma taxa anual porque se refere ao período de um ano e é uma taxa nominal, porque pode não levar em conta o período efectivo da aplicação.
Trata-se de uma taxa bruta porque não deduz o IRS, cuja retenção é feita na fonte (pelo Banco).
Por outro lado, a Taxa Anual Nominal líquida (TANL) é equivalente à TANB líquida (deduzida) porque já contempla a retenção do IRS, traduzindo assim, a remuneração que efectivamente o cliente irá receber.
Na prática, a TANL% = TANB x (100% - Taxa de retenção IRS%)
Exemplo:
TANB = 5%
Taxa de retenção de 25%
TANL = 5 x (100%-25%) = 3,75%
A TANB é, por norma, a taxa comunicada pelas instituições bancárias na apresentação das suas aplicações.
Para calcular o juro líquido que irá receber em determinada aplicação terá que multiplicar o montante investido pela taxa de juro líquida (TANL) e ajustar pelo prazo de acordo com a seguinte fórmula.
Juro líquido = (Montante investido x TANL) x (Prazo do depósito em dias / 360)
Onde TANL% = TANB x (100% - Taxa de retenção IRS%)
Exemplo:
Montante investido: 5.000 euros
Prazo de aplicação: 6 meses
TANB: 5%
TANL: 3,75% (considerando uma taxa de retenção na fonte de 25%)
Juro líquido = (5.000 x 3,75%) x (180/360) = 93,75 euros
A segurança é um elemento chave para o BiG, e como tal, procuramos de maneira constante adoptar as melhores práticas e tecnologia mais avançada de modo a garantir o nível máximo de segurança para os novos clientes.
Para conhecer todos os mecanismos de segurança do BiG consulte a página de Segurança.
Para além da solidez da própria instituição, os nossos clientes estão abrangidos pelos mecanismos existentes para a protecção dos investidores e depositantes: o Fundo de Garantia dos Depósitos e Sistema de Indemnização aos Investidores. O primeiro garante os depósitos em numerário (excepto os montantes destinados à aquisição de instrumentos financeiros), enquanto o segundo garante os montantes investidos em instrumentos financeiros e o dinheiro destinado expressamente à sua compra.
Para mais informações consulte a página de Segurança.
Sim. Para isso, basta aceder à área Cliente BiG Minha Conta e clicar na opção Configurações. De seguida entre na área Perfil de Segurança, onde poderá alterar as suas definições de segurança.
Por favor leia o Acordo de Utilização e política de cookies :: Copyright © BIG :: Versão 3.0 :: Todos os direitos reservados :: bigonline é uma marca registada do BiG. O Banco de Investimento Global S.A. é uma instituição registada no Banco de Portugal e na CMVM, autorizada a prestar serviços de investimento constantes do nº 1 do Artigo 290 do CVM.
Para qualquer informação adicional, contacte-nos pelos telefones 21 330 53 72/9 ou via internet.