ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Município de Lagoa aposta na qualidade ambiental
04/12/2023 09:21

Em Lagoa, município algarvio com cerca de 25 mil habitantes, conhecido pelos seus valores naturais (por exemplo, a famosa gruta de Benagil), a tecnologia e a inovação são ferramentas estratégicas para a construção de um futuro sustentável. Para Luis Encarnação, Presidente do executivo municipal, "estes são instrumentos essenciais para melhorar a eficiência administrativa, aumentar a transparência, fornecer serviços públicos de qualidade e criar um ambiente urbano mais sustentável e habitável".

Nos últimos anos, o município de Lagoa assumiu uma estratégia de desenvolvimento que prioriza a melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida, tanto para os residentes locais como para os visitantes. Segundo Luis Encarnação, "a nossa visão é criar um ambiente urbano sustentável e atrativo, com base em três pilares fundamentais: sustentabilidade ambiental, desenvolvimento económico sustentável e qualidade de vida e bem-estar".

 

Lagoa cidade inteligente

Uma parte fundamental desta estratégia municipal é o desenvolvimento do conceito de "Smart City" em Lagoa. Para o presidente da autarquia, "a utilização da tecnologia e da inovação, e o desenvolvimento de uma cidade inteligente, são fundamentais na abordagem dos desafios que as complexidades das áreas urbanas enfrentam na criação de ambientes urbanos mais eficientes, sustentáveis e habitáveis".

Para Luis Encarnação, "esta estratégia de desenvolvimento está a tornar Lagoa num exemplo a seguir por outras cidades em busca de um futuro mais brilhante e sustentável". Refira-se que, muito recentemente, o Município de Lagoa foi um dos seis municípios premiados na 1ª edição dos Prémios Portugal Smart Cities, que distinguiu a plataforma de gestão da Smart City Lagoa, em que se inclui o sistema de monitorização ambiental, na categoria "Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente".

 

Parcerias são fundamentais

Para garantir o sucesso desta estratégia de desenvolvimento de uma cidade inteligente, e segundo o autarca, "estabelecemos parcerias com várias empresas e instituições, incluindo a MEO Empresas, com a qual desenvolvemos um sistema de monitorização ambiental avançado para manter o controlo da qualidade ambiental no concelho de Lagoa".

A decisão de implementação de um sistema de monitorização ambiental, "surgiu da necessidade de acompanhar a qualidade ambiental nas operações e áreas urbanas do município de Lagoa, e tornou-se uma prioridade, dada a crescente preocupação dos nossos cidadãos com a sustentabilidade e o bem-estar", refere Luis Encarnação.

 

Opção pela melhor proposta

Após uma cuidadosa avaliação das opções disponíveis no mercado, a autarquia decidiu pela parceria com a MEO Empresas "devido à sua proposta acessível e à sua sólida reputação como provedora de serviços de alta qualidade e inovação. A proposta destacou-se por ser altamente competitiva em termos de custo e eficácia, com um equilíbrio ideal entre funcionalidade, facilidade de implementação e acessibilidade" refere o autarca.

 

Implementação bem-sucedida

O projeto de implementação do sistema de monitorização ambiental, em parceria com a MEO Empresas, "tem sido uma jornada bem-sucedida para aprimorar a qualidade ambiental no nosso concelho", avalia o autarca. Na perspetiva do município, a instalação de dez equipamentos de monitorização ambiental ocorreu sem problemas significativos.

Um fator importante que facilitou a instalação foi o uso de painéis solares para alimentação dos equipamentos, o que tornou a escolha dos locais de instalação, flexível e sustentável. Este sistema de energia autossuficiente demonstrou ser não só eficaz, como ecologicamente correto.

Além disso, na avaliação dos serviços do município, a manutenção dos equipamentos tem sido eficiente e descomplicada. Em resultado disso, mais de 90% do tempo, todos os dez equipamentos estão em pleno funcionamento, fornecendo dados valiosos. No estado atual do projeto, o centro de operações "Smart City Lagoa" recebe os dados da monitorização ambiental regular e em tempo real através de uma rede de comunicações IoT, uma API e de uma plataforma WEB.

Os dados fornecidos pelos sensores integrados nos equipamentos são usados para monitorizar a qualidade do ar, níveis de ruído e partículas suspensas. "Essas informações são fundamentais para a tomada de decisões informadas, permitindo ao município responder rapidamente a eventos ambientais, como poluição e alterações climáticas", assinala o autarca.

 

Benefícios de curto e longo prazo

Na perspetiva de Lagoa, a implementação de sistemas de sensores ambientais não só traz benefícios imediatos - como a melhoria da qualidade ambiental e a capacidade de resposta a emergências - mas também trará benefícios a longo prazo, incluindo maior sustentabilidade ambiental, melhoria da qualidade de vida, redução de custos operacionais, e o fomento da inovação e do crescimento económico.

Para Luis Encarnação, a monitorização ambiental é "parte integrante da nossa estratégia de transformação em uma cidade mais inteligente e sustentável". Para o autarca, "este projeto representa um passo significativo em direção a um ambiente urbano mais limpo e saudável.

O município de Lagoa e o seu executivo estão comprometidos em continuar a promover a qualidade ambiental e o bem-estar dos seus cidadãos por meio da inovação e da tecnologia", conclui.?

Medina aplaude subida de "rating". "Todos ficam mais protegidos dos atuais juros altos"
01/03/2024 22:01

S&P 500 e Nasdaq marcam novos recordes com ajuda da inteligência artificial
01/03/2024 21:19

S&P sobe "rating" de Portugal para clube do A
01/03/2024 21:04

MH-1: Portugal regressa ao espaço na segunda-feira a partir da Califórnia
01/03/2024 19:29

Rui Alpalhão: ?Não percebo a ideia de se acabar com as recessões?
01/03/2024 18:00

Número de operações na Caixa Geral de Depósitos cresceu em dia de greve
01/03/2024 17:52

Sonae emite 400 milhões de dívida a quatro anos para financiar OPA sobre Musti
01/03/2024 17:41

A bolha e as sete magníficas
01/03/2024 17:30

Vendas de automóveis crescem 17,5% até fevereiro e já superam 2019
01/03/2024 17:01

Lisboa estreia março no verde com impulso das energéticas
01/03/2024 16:49

A economia reagiu sem recessões severas e graves
01/03/2024 16:30

Stilwell: OPA à EDP Brasil "aconteceu no momento certo". Vai render 120 milhões em 2024
01/03/2024 16:01

Bancos centrais com resultados negativos
01/03/2024 15:30

Gasóleo desce 1,5 cêntimos e gasolina sobe um cêntimo na próxima semana
01/03/2024 15:00

O papel da literacia financeira na vida
01/03/2024 14:30

A inovação no centro da transição para as energias renováveis
01/03/2024 14:00

PGR reitera evidência de um MP sob ataque e recusa continuar no cargo
01/03/2024 13:22

Quase 85% da Função Pública quer semana de quatro dias. Dirigentes discordam mais
01/03/2024 13:00

Só Itália e Espanha produzem mais tomates que Portugal na UE
01/03/2024 12:43

Guerra de números na greve da Caixa Geral de Depósitos
01/03/2024 11:58

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco