ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Vender ovos quase na Mongólia? "Há dez anos diria: são doidos"
14/05/2025 13:30

Aos 150 anos, o Grupo Valouro não tem uma meta, um mercado ou um número que deseje alcançar - ou, pelo menos, José António e António José dos Santos não a revelam. "Quando a gente quer estar, estamos. Se tivermos uma ambição estaremos lá. Quer melhor resposta do que esta?", diz o empresário conhecido como Rei dos Frangos. "Se me dissessem há dez anos que nós íamos pôr ovos quase na Mongólia, dizia-lhes: são doidos. Estamos lá há quatro ou cinco anos", atira, de seguida.

O maior grupo avícola português e um dos maiores da Europa produz "um milhão de frangos por semana", mas mais do dobro em ovos de galinha para incubação, o produto-estrela além-fronteiras: "Na exportação estamos em tudo, vendendo para a Europa e Médio Oriente e um bocadinho de Ásia", mas os ovos pesam 90%". 

O principal mercado é a Rússia, pesando "mais ou menos 15%", não saindo abalado com o estalar da guerra na Ucrânia, com a invasão russa em 2022, com a Valouro a exportar ovos para incubação "sem qualquer limitação", atendendo a que os produtos alimentares ficaram de fora das sanções do Ocidente a Moscovo. "Não temos, nem nunca tivemos, problema nenhum" na sequência do conflito, garante José António dos Santos.

O top 3 a completa-se com outros destinos "pouco prováveis" como Afeganistão e Cazaquistão que "têm dificuldades em fazer o ovo para incubar", até por causa do clima, e "sai-lhes mais barato comprar o ovo na Península Ibérica e fazer lá depois o pinto e a engorda dos frangos, até porque depois têm as matérias-primas, como milho, trigo ou soja", explica.

À América não chegam, mas também não têm ambições de lá chegar, com os Estados Unidos a aparecerem no mapa só quando chega a hora de rumarem a uma das maiores feiras avícolas do mundo. "Eles têm lá tudo", responde, pronto, António José, referindo-se a todo o continente.

E, neste sentido, o Grupo Valouro, que detém a Avibom, passa um pouco "ao lado" da guerra comercial, em concreto, às tarifas impostas pelos Estados Unidos, já que as suas importações são limitadas e circunscritas ao milho. E o mesmo sucedeu com a chamada crise dos ovos, já que não vende para consumo, mas apenas para incubar, ou seja, não abastece supermercados, mas antes indústrias. "É ovo, mas é outro ovo", brinca António José, sem resposta para a pergunta sobre se foi a galinha ou o ovo que nasceu primeiro. "Também já me tenho feito essa pergunta",

Apesar de partilhar a liderança do grupo com o irmão gémeo, António José garante que não se sente discriminado por não lhe chamarem pelo "título" de Rei dos Frangos, dado a José António e ao qual ele diz "não ligar nenhuma", antes pelo contrário: "Quanto maior for o Rei dos Frangos, mais eu vendo, porque estou nas rações".

"Não temos nem nunca tivemos problema nenhum. Exportamos [para a Rússia] sem qualquer limitação"José António dos Santos
Acionista do Grupo Valouro

Trump rejeita entregar mísseis de longo alcance a Kiev apesar de reforço do armamento
16/07/2025 00:22

Startup de São Francisco compra empresa desejada pela OpenAI
15/07/2025 23:43

CEO do JPMorgan defende Powell dos ataques de Trump
15/07/2025 23:09

Valor das fusões e aquisições dispara no trimestre, mas o ano continua no vermelho
15/07/2025 22:27

Trump afirma que as negociações comerciais com a UE continuam e com progressos
15/07/2025 22:09

Do faroeste digital à Sala Oval. Cripto no centro da vida política dos EUA
15/07/2025 21:45

Wall street perde gás com aumento da inflação. Nvidia disparou 4%
15/07/2025 21:17

"Eu show Sócrates" no Campus da Justiça. O balanço do julgamento da Operação Marquês
15/07/2025 20:51

Apagão mostrou "assimetria profunda" nas redes móveis. Digi demorou mais de 24 horas a repor rede
15/07/2025 19:55

Construção de nova barragem no rio Dão vai custar 35 milhões
15/07/2025 19:37

Renault nomeia Duncan Minto como CEO interino
15/07/2025 19:30

EUA fecham acordo comercial com Indonésia. Trump anuncia tarifas de 19%
15/07/2025 18:58

Ministro da Habitação diz que Governo acompanha demolições "com preocupação"
15/07/2025 18:42

Meloni quer evitar "a todo o custo" guerra comercial com EUA e elogia Trump sobre Ucrânia
15/07/2025 18:37

Constitucional valida restrições ao "outsourcing" após despedimentos
15/07/2025 18:28

Sócrates diz que pagamentos suspeitos do grupo Lena foram antes de saber de casas na Venezuela
15/07/2025 17:52

OMC projeta estagnação quase total do comércio internacional devido às tarifas
15/07/2025 17:46

PANDORA ABRE NOVA LOJA NA ICÓNICA RUA DE SANTA CATARINA, NO PORTO
15/07/2025 17:40

França propõe eliminar dois feriados e outras medidas para reforçar contas públicas
15/07/2025 17:14

PSI fecha na linha de água em dia vermelho na Europa
15/07/2025 16:57

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco

VerSign Secure

Por favor leia o Acordo de Utilização e política de cookies :: Copyright © BiG :: Versão 3.0 :: Todos os direitos reservados :: bigonline é uma marca registada do BiG. O Banco de Investimento Global S.A. é uma instituição registada no Banco de Portugal sob o nº61, e na CMVM autorizada a prestar serviços de investimento constantes do nº 1 do Artigo 290 do CVM. Para qualquer informação adicional, contacte-nos via internet ou pelos telefones 21 330 53 72/9 (Chamada para a rede fixa nacional. O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações).