ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Azul quer dívida de 180 milhões da TAP incluída na privatização
06/06/2025 15:00

A Azul está a atravessar um processo de reestruturação financeira, mas nesse plano não está incluída a dívida contraída pela companhia aérea brasileira junto da TAP. Essa dívida, que está em disputa judicial, deve, diz a Azul, ser incluída no processo de privatização da companhia portuguesa.A empresa que chegou a ser comandada por David Neeleman, que foi acionista da transportadora portuguesa, subscreveu 90 milhões de euros de um empréstimo obrigacionista à TAP SGPS em 2016 para lhe dar liquidez.A SGPS foi, entretanto, transformada em Siavilo, tendo parte dos seus ativos sido adquiridos pela TAP SA, ficando assim concluída a reestruturação da empresa. No meio deste processo, a TAP SGPS entrou em incumprimento da dívida contraída junto da Azul.O vice-presidente da companhia brasileira, Fábio Campos, diz à Lusa que os 90 milhões de euros serão, na realidade, um valor a rondar os 182 milhões de euros em 2026, uma vez que esta dívida está a acumular juros. É um montante que, diz, deve ser acautelado no processo de abertura de capital que está prestes a avançar.Na visão deste responsável, a reprivatização da TAP deve considerar o valor desta dívida que existe pendente ao grupo brasileiro. Fábio Campos sustentou, na mesma entrevista, que o Governo terá em consideração a dívida pendente. "Acreditamos que esta dívida terá de ser equacionada antes de qualquer avanço na privatização".A dívida na ordem de 180 milhões de euros atinge a maturidade no próximo ano, estando atualmente a ser "discutido judicialmente" o seu pagamento pela TAP. A discussão judicial prende-se, segundo o responsável, em relação à constituição de garantias que cubram o valor da dívida, principalmente quando estas recaem sobre a SGPS, que praticamente não tem ativos.Com o novo Governo português já em funções, o processo de privatização da companhia portuguesa pode estar prestes a voar. Aquando da sua interrupção, devido à dissolução do Parlamento, a TAP atraía o interesse de três grupos de aviação: Air France-KLM, Lufthansa e IAG. No início da semana, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, que recupera o cargo no XXV Governo Constitucional, assegurou ao Negócios que o Executivo já dispunha do "modelo e caderno de encargos" para avançar com o processo de reprivatização, estando apenas a aguardar a tomada de posse. No entanto, o Ministério das Infraestruturas e Habitação continuava à espera de receber as avaliações pedidas à EY e ao Banco Finantia, algo que Hugo Espírito Santo adiantou não ser preciso para avançar com o processo. A companhia fundada por David Neeleman entrou em processo de reestruturação no fim de maio com o propósito de reestruturar as suas finanças. Com recurso ao "Chapter 11", a Azul admitiu que chegou a acordo para a reestruturação da dívida, permitindo a entrada da American Airlines e da AerCap (empresa de leasing de aviões) no capital da Azul, ao qual se acrescenta o reforço da posição da United, que já é acionista da transportadora brasileira. O processo deve demorar nove meses e a companhia brasileira assegurou que vai continuar a sua operação normal ao longo deste período temporal. Este processo de reestruturação vai incluir "um financiamento DIP [financiamento contraído por um devedor em recuperação judicial] de aproximadamente 1,6 mil milhões de dólares de parceiros financeiros" para refinanciar dívidas já existentes e adicionar liquidez de cerca de 670 milhões de dólares.

Costa aplaude acordo para estabilizar comércio com EUA e proteger interesses europeus
27/07/2025 22:32

"Há excesso de timidez" nas alterações ao IRC, diz Associação Portuguesa de Bancos
27/07/2025 22:00

Alemanha saúda acordo EUA - UE que "evita escalada desnecessária" nas relações comerciais
27/07/2025 21:41

Taxa de carbono disparou 762% no gás engarrafado desde 2018
27/07/2025 21:00

Pelo menos três mortos em descarrilamento de comboio na Alemanha
27/07/2025 20:34

PR diz que ainda não leu lei da nacionalidade e alerta para dúvidas na lei de estrangeiros
27/07/2025 20:24

Consulta da AdC tem "resultados predefinidos", critica Vítor Bento
27/07/2025 20:00

Von der Leyen sobre acordo com EUA: "Foi difícil. Foi duro. Mas no final fomos bem-sucedidos"
27/07/2025 19:48

EUA chegam a acordo com a UE para tarifas de 15%
27/07/2025 18:41

Imóveis para revenda, comerciais ligeiros, IVA na restauração. Os benefícios fiscais que podem cair
27/07/2025 18:00

BCP já recomprou 154 milhões de euros de ações próprias
27/07/2025 17:54

EUA querem deixar farmacêuticas fora do acordo com a UE
27/07/2025 17:29

"Sem prolongamento". EUA garantem que prazo de 1 de agosto para tarifas será mantido
27/07/2025 17:24

Vítor Bento: "Opinião nos bancos sobre Mário Centeno foi positiva"
27/07/2025 17:12

A elite da elite: os 15 magnatas que têm uma fortuna superior a 100 mil milhões de dólares
27/07/2025 16:00

Startup diz ter encontrado o fórmula para a alquimia (criar ouro a partir de outro metal)
27/07/2025 15:00

Morreu o arquiteto Nuno Portas aos 90 anos
27/07/2025 14:39

Trust in News, dona da Visão, comunica despedimento coletivo dos 80 trabalhadores
27/07/2025 14:32

Dos gelados aos mosquitos. Oito "gadgets" para o verão
27/07/2025 14:00

Livros para as férias - Parte IV
27/07/2025 13:00

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco

VerSign Secure

Por favor leia o Acordo de Utilização e política de cookies :: Copyright © BiG :: Versão 3.0 :: Todos os direitos reservados :: bigonline é uma marca registada do BiG. O Banco de Investimento Global S.A. é uma instituição registada no Banco de Portugal sob o nº61, e na CMVM autorizada a prestar serviços de investimento constantes do nº 1 do Artigo 290 do CVM. Para qualquer informação adicional, contacte-nos via internet ou pelos telefones 21 330 53 72/9 (Chamada para a rede fixa nacional. O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações).