Warrants são valores mobiliários cotados em bolsa, ou fora de mercado regulamentado, que não têm valor nominal e incorporam direitos. São instrumentos financeiros associados a activos como acções, índices ou taxas de câmbio que amplificam os movimentos de preço dos mesmos. Este efeito é denominado efeito de alavanca ou alavancagem.
Um warrant confere ao respectivo detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender o activo subjacente a um preço pré-determinado, num período de tempo específico entre a data de aquisição e a data de maturidade.
No período que decorre entre a data de admissão e a data de maturidade, os warrants podem ser transacionados em bolsa de forma semelhante à usada para transacionar acções, proporcionando uma flexibilidade consideravelmente maior do que a obtida numa situação em que se investe directamente nestas.
Tipos de warrants
Liquidação dos warrants
O exercício dos warrants é concretizado através de liquidação financeira (ou cash settlement), onde o emitente paga ao investidor a diferença entre o preço de mercado e o preço de exercício (ajustado pela paridade e taxa de câmbio, quando aplicável), se se tratar de um call warrant, ou a diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado (ajustado pela paridade e taxa de câmbio, quando aplicável) se se tratar de um put warrant.
Actualmente, o BiG disponibiliza warrants emitidos pelo Société Générale e Citigroup.
Produtor do PRIIP – Société Générale Effekten e Citigroup Global Markets Europe AG
Comercializador do PRIIP – Banco de Investimento Global, S.A
Entidade responsável pela Publicidade - Banco de Investimento Global, S.A
Este produto não é simples e a sua compreensão poderá ser difícil.
Pode implicar a perda súbita da totalidade do capital investido
O produto apresenta um risco substancial de liquidez no caso de transação em mercado de balcão.
O risco pode variar significativamente em caso de venda antecipada, podendo ser recebido um valor inferior.
Para mais informações sobre o Perfil de Risco e de Remuneração do PRIIP, consulte por favor Documento de Informação Fundamental (DIF), disponível em BiG.pt e nas páginas dos produtos da Entidade Emitente.