Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.

Fale Connosco

FUTUROS

Encontre as respostas às perguntas mais frequentes sobre Futuros.

Existem duas lógicas de investimento em futuros: como instrumento de cobertura ou como instrumento especulativo. No caso de querer investir com um propósito especulativo, os futuros comportam um elevado risco, dado que são instrumentos com uma significativa alavancagem financeira.

Quando um investidor abre uma posição, é-lhe exigida uma margem para fazer face a parte de uma potencial desvalorização da posição. A diferença entre o preço de fecho do contrato e o preço de abertura multiplicado pelo valor de cada tick específico de cada contrato determina o ganho/perda da posição.

Nas nossas plataformas, o cliente poderá negociar os contractos mais representativos e líquidos de todos os mercados mundiais (CBOT, LIFFE, EUREX, ICE, NYBOT,NYMEX, etc...). A lista dos contratos disponíveis para negociação poderá ser encontrada no link Info de Suporte > Documentos, nas plataformas que permitem a negociação em Futuros.

Cada contrato tem a sua especificidade no que diz respeito a horários de negociação, comissão e margens. Desta forma, aconselhamos que consulte sempre a ficha técnica de cada contrato assim, como o preçário que pode ser encontrado no link Info de Suporte > Documentos, de cada plataforma bem como no Preçário Geral.

Para poder negociar futuros, apenas necessita de activar uma das nossas plataformas que permita negociar este activo financeiro.

A negociação de Futuros implica:

  • Que o investidor suporte eventuais comissões associadas à negociação de contratos de Futuros.
  • Que o investidor suporte eventuais comissões de bolsa associadas à negociação de contratos de Futuros, assim como a alteração e cancelamento de ordens.
  • Spread (diferença entre os preço de compra e venda de um determinado contrato de futuros a cada momento). Trata-se de valores de mercado pelo que não estão contratualmente estabelecidos.
  • Caso o cliente deseje visualizar as cotações em tempo real para futuros, deverá subscrever este serviço, suportando o seu custo. Este custo poderá variar em conformidade com o mercado em questão. Todos os custos podem ser consultados directamente na plataforma de negociação no acto de subscrição do serviço. Estes custos poderão diferir de acordo com a classificação do cliente ser Profissional ou Não-Profissional sob o ponto de vista deste serviço.

Os contratos que são possíveis de negociar nas plataformas podem ter liquidação física ou liquidação financeira. Em qualquer um dos casos, para salvaguarda a situação de liquidação, o emitente pode, mas não tem a obrigatoriedade, fechar automaticamente as posições em aberto antes da maturidade do contrato de futuros.

Se o valor cativado, a título de margem, se manifestar insuficiente em virtude da valorização ou desvalorização do activo subjacente (consoante o cliente detenha uma posição curta ou longa, respectivamente), o investidor entrará em margin call, sendo chamado a reforçar a margem. O fecho de posições é automático e pode não ser executado nas condições mais favoráveis de mercado.

Os contratos de futuros são instrumentos financeiros complexos e alavancados. O efeito alavancagem possibilita ao investidor, caso pretenda, obter uma exposição superior ao valor do seu capital investido. O montante da margem requerida é reduzido face ao valor de exposição real. O investidor, no entanto, deverá ter em consideração, que a alavancagem financeira potencia não só ganhos, mas também perdas, elevando desta forma o risco. Caso o mercado evolua desfavoravelmente face às posições assumidas ou caso sejam elevadas as margens requeridas, o investidor poderá ter que, num curto intervalo de tempo, repor a margem sob pena das suas posições serem executadas. O eventual prejuízo de qualquer perda não coberta é sempre assegurado pelo investidor. Este tipo de investimento pode levar a que o saldo da conta afecta a esta plataforma fique negativo, e é da inteira responsabilidade do cliente o controlo das suas posições.

Os horários de negociação de contratos de futuros correspondem ao horário efectivo da bolsa onde o contrato é negociado. Antes de abrir uma posição, deve consultar o horário de negociação do contrato em que pretende abrir posição.

Produtos de Investimento de Retalho e de Produtos de Investimento com base em seguros (PRIIPs).

  • Produtor do PRIIP – Interactive Brokers LLC e Saxo Bank A/S

  • Comercializador do PRIIP – Banco de Investimento Global, S.A

  • Entidade responsável pela Publicidade - Banco de Investimento Global, S.A

  • Este produto não é simples e a sua compreensão poderá ser difícil.

  • Pode implicar a perda súbita da totalidade ou de mais do que o capital investido

O risco pode variar significativamente em caso de venda antecipada, podendo ser recebido um valor inferior.

Para mais informações sobre o Perfil de Risco e de Remuneração do PRIIP, consulte por favor Documento de Informação Fundamental (DIF), disponível em BiG.pt e nas páginas dos produtos da Entidade Emitente.

Pesquisa de títulos