O efeito de alavancagem possibilita ao investidor obter uma exposição muito superior ao valor do seu capital. O montante da margem requerida para cada contrato é pequeno comparativamente com o valor de exposição real, o que permite potenciar os possíveis ganhos.
A existência de um mercado organizado e com termos de contratos standardizados permite que haja um maior nível de liquidez e oferece a possibilidade aos investidores de fecharem posições numa data anterior ao contrato expirar.
Os contratos de futuros podem ser vendidos com a mesma facilidade com que são comprados o que permite tomar posições longas no mercado mas também posições curtas, tirando com isso partido da desvalorização dos activo subjacentes.
Os futuros podem ser utilizados como instrumentos de cobertura para diferentes tipos de risco, por exemplo de taxa de juro e risco cambial.
Produtor do PRIIP – Saxo Bank A/S
Comercializador do PRIIP – Banco de Investimento Global, S.A
Entidade responsável pela Publicidade - Banco de Investimento Global, S.A
Este produto não é simples e a sua compreensão poderá ser difícil.
Pode implicar a perda súbita da totalidade ou de mais do que o capital investido
O risco pode variar significativamente em caso de venda antecipada, podendo ser recebido um valor inferior.
Para mais informações sobre o Perfil de Risco e de Remuneração do PRIIP, consulte por favor Documento de Informação Fundamental (DIF), disponível em BiG.pt e nas páginas dos produtos da Entidade Emitente.